Mensagens populares

segunda-feira, 1 de maio de 2023

Saiba como lidar com a traição. Dicas José Feda

 Como lidar com a traição?

Ser traído dói muito. Dói porque trata-se de uma quebra de confiança. Na verdade ser traído, não importa quem quer que seja: por um membro da família ou seu melhor amigo, seu/sua parceiro/a ou colega de trabalho. Nessa situação é óbvio qualquer um tomar algumas medidas concretas para lidar com a quebra de confiança sofrida afim de iniciar o processo de cura e se sentir melhor.

Sabemos que, quando a pessoa for traída pode até ser dominada pela raiva, dor e humilhação. Os efeitos da traição podem levar à retenção de sentimentos dolorosos, e ainda trazer efeitos negativos na saúde mental e porque não mencionar a abrangência dos relacionamentos futuros? Alguns quando sofrem a traição podem se fechar até as próximas relações amorosas.

1. Escreva os seus sentimentos

Mas aqui vai o primeiro conselho. Quando descobrir  uma traição, reserve um tempo para nomear a emoção sua naquele exato momento, mas sem julgar tal sentimento.  Esse truque permitirá que você trabalhe com tal emoção futuramente. Nessa perspetiva aconselho você a procurar um caderno que será seu diário no qual irá anotar seus sentimentos. Mas no diário deve escrever exatamente o que você sente. Evite impor juízos nos seus sentimentos. 

2. Reserve um tempo para você

O segundo conselho é: reserve um tempo para você. Pode parecer difícil lidar com a traição, sobretudo quando a pessoa que traiu está sempre por perto.  No entanto, saiba que neste momento tudo o que tem maior importância para você é criação de um tempo para ti. Se for necessário até peça um tempo isso para você aceitar o que aconteceu. Isso significa ir embora por um tempo.

No entanto, se a pessoa que te traiu mora com você, encontre meio termo de achar um outro lugar para ficar por um tempo ou dormir em outro quarto. E, se a pessoa que te traiu estiver longe, faça uma pausa, não ligue e não corresponda.  Seja sincero com a pessoa, diga-lhe que entrará em contacto novamente quando se sentir pronto para conversar.  Se lhe parecer conveniente, defina uma data.

Em seguida marque uma ausência nas redes sociais. Evite tomar decisões precipitadas, isso porque a traição pode te levar a não pensar correto como se diz na linguagem popular “virar seu mundo de cabeça para baixo”.  os efeitos da traição podem levar-te a pensar que é melhor eliminar totalmente de sua vida a pessoa.  Mas meu conselho é: espere antes de tomar qualquer decisão importante, como pedir o divórcio, mudar de emprego ou denunciar publicamente alguém, pois seus sentimentos podem mudar.

3. Evite a vingança  

É melhor em contrapartida procurar uma ajuda profissional em relação a vingança. Acontece que, a vingança movida pelos sentimentos do momento podem te levar à surpresa mais tarde, enquanto podia ser diferente. Diferente porque se for a ver, o tempo e os recursos gastos calculando a vingança deliberada é proporcional à sua cura emocional.

Nesse momento, é bom que você encontre alguém com quem possa conversar e/ou partilhar francamente. Há psicólogos terapeutas que afirmam que, discutir traição com alguém em quem você confia pode ser curador.  Ou ainda pode encontrar um terapeuta que pode ajudar-te a clarear a cabeça e decidir quais medidas tomar.  É que nesta situação, se você reavaliar bem, pode se aperceber que: nem todas as vezes em que somos traídos é necessariamente ai a hora de deixar de confiar na pessoa, ou se vingar da pessoa. Pelo você pode até passar a confiar na pessoa que o traiu.

4. Cuide mais de você

Há pessoas que depois de traição ficam super desfiguradas. Mas meu conselho é: tente comer bem todos os dias, cuide do seu físico e procure ter uma boa noite de sono. Neste situação algumas atividade, como por exemplo o exercício pode te ajudar a melhorar o seu humor e ajudar-te a dormir ainda mais.  Ou ainda se não tem uma rotina regular, tente fazer uma caminhada de meia hora todos os dias.

5. Tente perdoar

Quando falo de perdão parece ser mais contraditório. Contraditório porque popularmente diz-se que não pode perdoar uma traição. Mas presta bem atenção, o perdão não significa que você está perdoando o ato de traição.  Simplesmente significa que você escolheu um lado, o de trabalhar com sentimentos de ressentimento.  

Acontece que, por um lado, o perdão pode levar à empatia e compaixão por aqueles que traíram-te.  Por outro lado, também pode levar-te a uma maior sensação de paz interior. O perdão é algo que pode ter um efeito positivo na saúde mental e do bem-estar.  A ciência avança com a afirmação de que optar por perdoar uma traição pode reduzir a pressão arterial, melhorar a saúde do coração e diminuir a ansiedade e a depressão.

Se não consegue perdoar a pessoa, faça o que é mais fácil, perdoe-se! Eu exalto muito o perdão porque é um ato de auto cuidado.  Em todo o caso, se existe alguma coisa importante é perdão. Somente o perdão pode ajudar-te a se afastar da dor da traição. No entanto, se você deseja compartilhar seu perdão sem confrontar o traidor, escreva uma carta.  Se você ficar com raiva enquanto escreve, guarde a carta e tente novamente quando sua raiva diminuir.

6. Deixe de lado os sentimentos negativos 

Agora é um momento de concentrar-se  mais em si mesmo em vez da pessoa que te machucou. Diga a si mesmo que não está interessado em deixar a traição controlar sua vida ou sua felicidade. Quando um pensamento negativo vier até você, substitua-o pelo positivo. Ora, pode acontecer que ele seja forte, quando  de novo o sentimento voltar, confirme mas depois libere.  

7. Continue tentando

O processo de aceitação da traição leva tempo. Se não consegue ou se está tendo problemas para seguir em frente isso é normal, até que as grandes traições podem definir sua vida por um tempo, e faz sentido que elas precisem ser perdoadas repetidamente.

8. Expresse sua experiência de ser traído  

No ponto 1 disse que os sentimentos devem ser escritos. Agora é o momento de expressa-los. E. devem ser expressas justamente para a pessoa que traiu. No entanto, fale para a pessoa sua experiência de traído sem tentar influenciar a reação da pessoa ou pessoas que o traíram. Para tal, lembre-se de começar suas frases com "eu" em vez de "você".  

Outro ponto é a prática de dizer com clareza: "Senti-me traído quando você... ". é na verdade dessa maneira será mais fácil de entender do que uma declaração acusatória como: "Você quebrou minha confiança quando fez... ".  Tente escrever uma carta primeiro. É aconselhável que escreva para uma carta. Se você acha que sua escrita expressa melhor seus sentimentos, você pode lê-la em voz alta para a pessoa que o traiu ou pedir que seja lida antes de falar.

9. Peça desculpas da parte de pessoa

De novo sei que parece contraditório. Como é que você sendo o traído vai procurar que a pessoa de desculpe? Isso é para o caso em que você decide continuar a relação com a pessoa que te traiu, vai precisar saber se ela está pronta para reconstruir a relação primeiro. Se a pessoa que te traiu não estiver pronta para admitir que te magoou ou se estiver tentando culpar-te por suas ações, considere que não é hora de reconquistar a confiança com ela.  Declarações como: "Eu realmente gostaria de saber se você entende por que estou ferido".  “Eu apreciaria suas desculpas-isso significaria muito para mim” pode ajudar neste caso.

10. Reflitam juntos sobre o que aconteceu

Isso é para o caso de todas as partes concordarem em reconstruir a confiança. Seguidamente fale com franqueza e calma sobre os eventos dolorosos que passou. Não insista nas falar das partes que mais machucam, mas certifique-se de compartilhar sua compreensão do que aconteceu, por que aconteceu e por que dói, isso que importa.

11. Decida sobre seus objetivos mútuos

Agora que estão de volta um ao outro é momento de descobrir se você ainda compartilha ou não dos mesmos desejos para o seu relacionamento. Sucede que, talvez você queira que as coisas voltem a ser como eram, ou talvez você queira que seu relacionamento assuma uma forma diferente. Através de uma conversa é suscitível você descobrir se ainda tem objetivos iguais ou diferentes. Ora, às vezes, a traição surge de um relacionamento em que a pessoa não foi aberta com suas necessidades. Neste caso, a mudança positiva pode vir de uma reconciliação.

12. Seja honesto sobre os efeitos da traição

Lembre-se de ficar sempre aberto com a pessoa que te traiu sobre os efeitos da traição enquanto segue em frente.  Compartilhe os medos que surgem como resultado de uma traição e ouça seus medos em troca. O melhor resultado de uma traição infeliz é um compromisso renovado com um vínculo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaques

O transtorno bipolar e transtornos relacionados

  C onceptualização do Transtorno Bipolar O Transtorno Bipolar (TB), é também conhecido como transtorno afectivo bipolar. Segundo Bosaipo,  ...