INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA EM PACIENTES COM ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO INCLUINDO VIOLÊNCIA E ABUSO SEXUAL

Descubra como a Terapia Cognitivo-Comportamental ajuda a tratar o Estresse Pós-Traumático causado por abuso sexual e outras formas de trauma.

Resumo

O Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) pode surgir após a vivência de eventos traumáticos como violência, abuso sexual, guerra ou acidentes graves, afetando tanto adultos quanto crianças. Este estudo aborda como a intervenção psicológica pode ajudar na recuperação de indivíduos com TEPT, com foco em formas terapêuticas como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), terapia focada no trauma e grupoterapia.

A TCC se destaca pela sua eficácia em ajudar os pacientes a identificar e modificar crenças e comportamentos disfuncionais. A terapia focada no trauma e a grupoterapia também mostram resultados positivos, aliviando sintomas de TEPT e promovendo a recuperação emocional. A intervenção psicológica não apenas oferece alívio, mas também ajuda a restaurar a saúde mental dos afetados por traumas, promovendo um processo de adaptação e resiliência.

Em um cenário onde o abuso sexual infantil continua a ser um problema global, essas terapias desempenham um papel crucial na reconstrução emocional das vítimas, proporcionando-lhes as ferramentas necessárias para enfrentar as dificuldades pós-trauma e melhorar sua qualidade de vida.

Introdução

O Estresse Pós-Traumático (TEPT) é um distúrbio psicológico que pode afetar profundamente a vida de quem o experimenta. Este trabalho, desenvolvido na disciplina de Psicologia da Saúde, explora a intervenção psicológica em pacientes com TEPT, com foco em vítimas de violência e abuso sexual.

A intervenção psicológica visa apoiar a pessoa em situações desafiadoras ao longo de sua vida, como luto, separações familiares, ou o impacto de experiências traumáticas graves. Esses traumas podem ser causados por maus-tratos, violência, abuso sexual, guerras, desastres naturais e até acidentes de trânsito.

Estudos indicam que o TEPT é uma das condições psicológicas mais comuns em crianças e adolescentes que vivenciam eventos traumáticos (Borges et al., 2010). A violência e o abuso sexual, por sua vez, são problemas globais que afetam profundamente a saúde física e mental das vítimas (OMS, 2002). Em várias partes do mundo, incluindo Moçambique, a prevalência de violência contra crianças tem sido alarmante, com dados de um estudo de 2019 mostrando uma taxa de resposta elevada de mulheres (80,4%) e homens (81,1%) em relação a esse tema (Instituto Nacional de Saúde, 2019).

Diante disso, o principal objetivo deste estudo é investigar a eficácia das intervenções psicológicas em pacientes com TEPT, com foco na violência e abuso sexual. A pesquisa é baseada principalmente em uma revisão de literatura já existente.

Metodologia

Este estudo é uma revisão de literatura, uma metodologia que consiste em examinar e sintetizar o conhecimento já publicado sobre um determinado tema. Segundo Siena et al. (2024), a revisão de literatura envolve a análise de livros, artigos científicos, teses, dissertações e outros materiais relacionados ao tema de pesquisa.

A busca por materiais foi feita com o auxílio de palavras-chave como “intervenção psicológica”, “Estresse Pós-Traumático”, e “violência ou abuso sexual”. Utilizando bases de dados como Google Acadêmico e SciELO, foram identificados artigos, periódicos e outros estudos relevantes que fundamentaram a pesquisa.

A tabela 1 apresenta uma visão geral dos estudos analisados, resumindo informações essenciais como autores, ano de publicação e o aporte teórico de cada estudo.

Principais referências e aportes teóricos

Vários estudos foram consultados para entender melhor a relação entre intervenção psicológica, Estresse Pós-Traumático (TEPT), violência e abuso sexual. Abaixo, alguns dos principais autores e seus aportes teóricos:

  1. American Psychiatric Association (2023)
     Obra: Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais
      A APA aborda o Estresse Pós-Traumático e apresenta diretrizes sobre intervenções psicológicas para lidar com transtornos relacionados a traumas.

  2. Borges, J. L., et al. (2010)
     
    Artigo: Transtorno de Estresse Pós-Traumático na infância e na adolescência: prevalência, diagnóstico e avaliação
      Este estudo explora a prevalência do TEPT em crianças e adolescentes, discutindo também as melhores práticas de
    intervenções psicológicas nesses casos.

  3. Clifton, E. G. (2024)
     Artigo: Agressão sexual e estupro
      Clifton oferece uma análise detalhada sobre violência e abuso sexual, com foco nas consequências psicológicas para as vítimas.

  4. Fortunato, C., et al. (2007)
     Artigo: Família e abuso sexual: silêncio e sofrimento entre a denúncia e a intervenção terapêutica
      Este estudo discute a relação entre violência sexual e a dinâmica familiar, e como as intervenções terapêuticas podem ajudar a
    quebrar o ciclo de silêncio e sofrimento.

  5. Habigzang, L. F., et al. (2009)
     Artigo: Grupoterapia cognitivo-comportamental para crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual
      O estudo foca em intervenções psicológicas por meio de grupoterapia, visando crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual
    , aplicando a abordagem cognitivo-comportamental.

  6. Junior et al. (2025)
     Artigo: A relação entre o transtorno de estresse pós-traumático advindo do abuso sexual na infância e a saúde mental na vida adulta: uma revisão bibliográfica
      Este estudo revisa a literatura sobre os impactos do abuso sexual infantil
    na saúde mental na vida adulta, destacando a relevância das intervenções psicológicas.

  7. Organização Mundial da Saúde (2018)
     Obra: Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-11
      A OMS detalha o Estresse Pós-Traumático e orientações sobre intervenções psicológicas para tratar esse transtorno, enfatizando as práticas recomend
    adas a nível global.

  8. Pinheiro, R. L. (2024)
     Artigo: A intervenção da equipe multiprofissional na prevenção ao abuso sexual contra crianças e adolescentes, na rede de ensino
      Pinheiro aborda a atuação de equipes multiprofissionais em contextos educacionais para prevenir o abuso
    sexual infantil.

  9. Ribeiro, J. H. S. (2019)
     Artigo: Abuso sexual na infância e adolescência, suicídio e intervenção
      Ribeiro explora as relações entre abuso sexual e suicídio, discutindo as intervenções psicológicas necessárias para lidar com essas questões.

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